A série Estudos para o Infinito utiliza como objeto aves que estão em vias de desaparecer, a escolha desse objeto, ecoa a preocupação concomitante com os temas da libertação de mente e espírito, da impermanência do real e da concretude da representação, fixando como arte a imagem desses animais. Todos os trabalhos são estudos de um mesmo tema: retratos de aves brasileiras em extinção. Expostos em uma distribuição que os apresenta não hierarquizados, os desenhos evidenciam rupturas no processo de aproximação e reprodução do objeto, confundindo o que é estudo preliminar e o que é obra acabada, seja um esboço ligeiro em lápis, em que o pássaro é "reduzido" a poucas linhas, um tracejado a carvão de contornos mais "livres" e "soltos", ou detalhadas e minuciosas composições pontilhistas em nanquim, nas quais mesmo ínfimos detalhes de forma e textura do animal são reproduzidos bidimensionalmente sobre o papel. Desconstruindo a noção tradicional de que se passa do sintético e espontâneo ao complexo e premeditado, o trabalho evidencia a busca do artista por libertar-se de convenções formalistas e figurativistas e praticar maneiras mais intuitivas e expressivas de transformar objetos reais em desenho.


- english -

The series Studies to Infinity uses object as birds that are disappearing, the choice of this object, echoes the concomitant preoccupation with the themes of liberation of mind and spirit, of the impermanence of reality and concreteness of representation by setting as art image of these animals. All works are studies of the same theme: portraits of Brazilian endangered birds. Exposed in a distribution that presents non-hierarchical, the drawings show a lack of a reproduction of the object approach and process, confusing what is and what preliminary study is finished work is a slight sketch in pencil, in which the bird is "reduced " a few lines, dash charcoal outlines more " free " and " loose", or detailed and meticulous pointillist compositions in ink, in which even minute details of the animal's shape and texture are reproduced two-dimensionally on paper. Deconstructing the traditional notion of what goes on the synthetic and the complex spontaneous and premeditated, the work shows the artist's quest to free herself from formalist and figurative conventions and practice more intuitive and expressive ways of transforming real objects in the drawing.

estudos para o infinito | exposição tristes trópicos | galeria mezanino | 2017_

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Thiago Navas | all rights reserved@ 2016
Macuquinho Baiano

Nanquim sobre papel. 42x29,7cm. 2013